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Fazer o que gosta ou gostar do que faz?

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FAZER O QUE GOSTA OU GOSTAR DO QUE FAZ?

01/2017
Por: Antônio Braga

Segundo pesquisas, em torno de 70% das pessoas fazem o que não gostam e passam a vida gastando energia reclamando dos seus empregos. Mas a pergunta é: Por que não mudar de atitude e procurar executar atividades de que goste? Geralmente se tem como resposta que isso não é tão fácil. Muita gente diz que é obrigada a trabalhar no que não gosta pela necessidade de sobrevivência, já que o mercado não oferece tantas oportunidades! Será que a realidade é essa mesmo?

O mercado oferece muitas oportunidades, mas para aproveitá-las é fundamental que a pessoa esteja preparada e, também, assumir os bônus e ônus de cada profissão. Não existe emprego e nem patrão ideal. Tudo depende da percepção de cada indivíduo. Se a pessoa trabalha no que não gosta, mas executar suas atividades com amor e dedicação, com certeza, surgirão grandes oportunidades para a situação se inverter.

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Dez dicas para sua loja vender mais no natal

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DEZ DICAS PARA SUA LOJA VENDER MAIS NO NATAL

07/2016
Por: Antônio Braga

As vendas de Natal já estão entrando em ritmo acelerado, não cabendo mais ficar falando de crise, mas sim empregar toda energia para aproveitar o resto do ano e vender mais. Uma coisa é certa: uns lojistas vão vender menos enquanto outros vão aproveitar as oportunidades deixadas pelos que ficarão apenas reclamando e, consequentemente, vão ter maiores volumes de vendas.

Com o objetivo de contribuir, seguem abaixo dez dicas que tornarão a sua loja mais eficaz nas vendas de final de ano:

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Dez estratégias para manter a perenidade de uma empresa

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DEZ ESTRATÉGIAS PARA MANTER A PERENIDADE DE UMA EMPRESA

06/2016
Por: Antônio Braga

 

Neste momento de crise na economia, muitas empresas estão enfrentando grandes dificuldades, principalmente as de pequeno porte, porque o mercado, que até recentemente estava bastante aquecido, mudou e pegou muita gente de “surpresa”! Mas isso já era esperado! Chorar o leite derramado agora não adianta mais. O negócio é seguir em frente consciente de que toda crise é passageira, mas, antes de ela ir embora, deixa muitas sequelas, sendo algumas empresas mais afetadas do que outras.

Seguem dez estratégias que devem ser colocadas em prática para minimizar os efeitos da crise e manter a perenidade das empresas:

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Vendedor extrovertido tem mais sucesso?

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VENDEDOR EXTROVERTIDO TEM MAIS SUCESSO?

05/2016
Por: Antônio Braga

Por ocasião de uma palestra que ministrei, uma participante comentou que estava se qualificando para ser vendedora. Disse que se considerava uma pessoa com aptidão para vendas por ser falante e extrovertida. Falou também que o bom vendedor é capaz de vender qualquer coisa. Será que essa pessoa está no caminho certo? Ainda bem que está se qualificando para a profissão!

Convivo com vendedores há mais de 40 anos e muita coisa mudou no mundo das vendas, mas parece que muitas pessoas ainda continuam presas ao paradigma de que vender é falar demais, ter boa lábia etc. Mesmo os camelôs do passado, que eram famosos por enganar o povo com suas belas conversas nas praças e mercados públicos, vendendo produtos “milagrosos”, foram extintos. O cliente de hoje é mais consciente e bem-informado.

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A Comunicação eficaz no processo da venda

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A COMUNICAÇÃO EFICAZ NO PROCESSO DA VENDA

04/2016
Por: Antônio Braga

Este pensamento de Georges Clemenceau, “Manejar o silêncio é mais difícil que manejar a palavra”, retrata muito bem a comunicação de grande parte dos vendedores.

Uma das características importantíssima de um profissional de vendas é a comunicação, que ainda é bastante distorcida. Muitos vendedores são mais falantes que ouvintes. Talvez pela vontade de vender, e não dominar bem as técnicas de vendas, apoderam-se da palavra falando das características do produto e preço, não dando oportunidade ao cliente para expressar seus problemas e necessidades. Essa atitude tem como consequência muitas vendas perdidas.

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Pra vencer na vida tem que pagar o preço

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PARA VENCER NA VIDA TEM QUE PAGAR O PREÇO

03/2016
Por: Antônio Braga

A professora perguntou a um de seus alunos onde o seu pai trabalhava e ele respondeu que achava que era numa empresa chamada Sofrimento. Assustada, ela pediu que explicasse melhor o que significava isso. Aí o menino falou que todos os dias pela manhã, após o café, ouvia o pai dizer para a mãe: “Mulher, vou para o sofrimento novamente para garantir o sustento da casa”.

Quantas pessoas passam anos e anos fazendo o que não gostam e reclamando que as oportunidades só aparecem para os sortudos?

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Clientes antigos x clientes novos: Como administrar essa relação?

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CLIENTES ANTIGOS X CLIENTES NOVOS: COMO ADMINISTRAR ESSA RELAÇÃO?

02/2016
Por: Antônio Braga

Aqui estão duas perguntas que são bastante comuns no dia a dia das empresas, sempre preocupadas em conquistar e manter clientes, mas encontram dificuldades:

> Qual o tamanho ideal da carteira de clientes do vendedor?

> Como construir uma boa carteira de clientes?

Normalmente a carteira de clientes de uma empresa é composta de clientes antigos, clientes novos e clientes inativos. Mas, por incrível que pareça, a quantidade de clientes inativos de muitas empresas é tão grandeque chega a causar espanto!Por outro lado, a busca incessante por novos clientes parece ser a atividade de maior prioridade. E os clientes antigos, como ficam?

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O poder do entusiasmo para vender na crise

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O PODER DO ENTUSIASMO PARA VENDER NA CRISE

01/2016
Por: Antônio Braga

O ano de 2015 é passado e não adianta mais ficar preso a ele com pensamentos fixos no que fez ou deixou de fazer. Continuar reclamando pelos efeitos negativos da crise no que ficou para trás não vai resolver os problemas de hoje. O negócio agora é pensar e agir no sentido do que fazer daqui para frente. Também não adianta ficar pensando muito para não perder mais tempo. A estratégia correta é iniciar o ano de cabeça erguida, com muita atitude, motivação e entusiasmo.

Interessante que mal começou 2016, o que se vê é muita gente reclamando que as coisas vão piorar. Talvez essas pessoas estejam influenciadas pelas notícias ruins veiculadas na imprensa diariamente. A imprensa está fazendo o papel dela e, com certeza, garantindo o seu faturamento com a venda de notícias para todos os gostos. Cabe a cada pessoa empregar o seu tempo com os assuntos de seu interesse.

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Vender na crise é mais difícil!

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VENDER NA CRISE É MAIS DIFÍCIL!

14/2015
Por: Antônio Braga

As portas para 2016 já estão praticamente abertas, à espera de novas realizações por parte de muitas empresas, que tiveram suas vidas dificultadas neste ano pela turbulência na economia. Será que a crise também passará por elas, prolongando-se por mais tempo? Em caso afirmativo, que fazer para não ser tragado por essa onda de dificuldades?

Muitos empresários acreditam que vai faltar fôlego para enfrentar o próximo ano se a crise realmente se prolongar. Entretanto, pelo cenário atual, 2016 não será um ano fácil, pois a crise econômica está bastante atrelada à crise política, cujo desfecho não será tão simples. Mas ficar lamentando não será a solução. O negócio é arregaçar as mangas e partir para a luta em busca de solução com espírito de campeão. Reclamar e abater-se significa entregar os pontos e, talvez, fechar as portas da empresa.

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Relacionamentos duradouros com os clientes geram lucros

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RELACIONAMENTOS DURADOUROS COM OS CLIENTES GERAM LUCROS

13/2015
Por: Antônio Braga

Recebi esta pergunta de um leitor: Uma empresa deve ter como objetivo principal o lucro ou atender as necessidades dos clientes?

Nenhuma empresa sobrevive sem lucro, razão pela qual antes de ser aberta é fundamental a elaboração de um Plano de Negócio, para saber se a ideia terá aceitação e se o negócio é lucrativo. Entretanto, se o objetivo do empreendedor for apenas o lucro, com certeza não terá sucesso, pois a relação com os clientes será de curto prazo.

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