Força de vontade é apenas o começo

Recife, 28 de fevereiro de 2009

Força de vontade, determinação, persistência, perseverança etc. são palavras que estão na boca da maioria das pessoas que buscam atingir seus objetivos. Mas apenas um grupo reduzido consegue o quer, pois o número de desistentes é muito grande. Então, onde está a força destas palavras?

Ao contrário dos desistentes, os vitoriosos chegam aonde querem porque, em vez do discurso, partem para a prática com atitudes capazes torná-los vencedores e por serem inimigos da imobilidade. São pessoas conscientes de que a vontade é um passo importantíssimo num projeto rumo ao sucesso, mas se ficar apenas no pensamento não leva a lugar algum. Os passos decisivos estão no percurso da caminhada repleta de obstáculos para serem superados.

Analisando-se as relações entre “vontade” e “ação” na matriz abaixo, encontraremos quatro tipos de pessoas que são bem conhecidas de todos nós.

 

QUADRANTE 1 – Baixa vontade e baixa ação: Neste grupo estão os indolentes de carteirinha. Pessoas que nada fazem, a não ser gastar energia reclamando da falta de oportunidade. Querem que as coisas caiam do céu sem fazerem o mínimo de esforço. Adoram sombra e água fresca. Sonham com um bom emprego, mas não querem trabalho, pois já amanhecem cansadas. Sempre adotam atitudes reativas, oferecendo ainda resistência para fazerem o que se manda.

QUADRANTE 2 – Baixa vontade e alta ação: Encontram-se aqui as pessoas que estão sempre iniciando novos projetos, mas não conseguem concluí-los, pois desistem com facilidade. Nadam, nadam e morrem na beira da praia, por quererem executar sem paciência para planejar. Persistência e determinação não fazem parte do projeto de vida dessas pessoas. Estão sempre agindo, mas infelizmente a ação isoladamente não leva ao sucesso.

QUADRANTE 3 – Alta vontade e baixa ação: Aqui se incluem as pessoas sonhadoras. São cheias de idéias e planos, mas não os colocam em prática, tendo sempre uma justificativa para tal. Estão constantemente à espera de dias melhores e de momentos oportunos que nunca aparecem. Pensam sempre no futuro, esquecendo-se do presente. Até sonham em ganhar na loteria para mudarem de vida, mas não jogam. Na realidade a força de vontade das pessoas pertencentes a este grupo não existe, está presente apenas na conversa que jogam fora diariamente.

QUANDRANTE 4 – Alta vontade e alta ação: É o grupo das pessoas realizadoras e vitoriosas. Juntam a fome com a vontade de comer e vão à luta. São pessoas que têm objetivos definidos, estão sempre agindo e não desistem em função do alto grau de perseverança. Aliam a ação com o planejamento para serem mais produtivas. Para o mercado e para os amigos são importantes e valorizadas e todos querem tê-las ao seu redor. Não se abalam com as crises e dificuldades, pois enfrentar e vencer obstáculos já faz parte do seu cotidiano. Como a sociedade e o mercado são carentes de pessoas com essas qualidades, são bastante requisitadas.

Recife, 28/02/2009

Deixe um comentário

Mensagem
Nome
E-mail
URL