Por que é complicado o trabalho de equipe nas empresas?

POR QUE É COMPLICADO O TRABALHO DE EQUIPE NAS EMPRESAS?

11/2011

Por: Antonio Braga

Essa é a dúvida de muitos líderes e liderados. Mas onde está o ponto central do problema? Segundo os líderes, está nos liderados cada vez mais preocupados apenas em cumprir suas obrigações. Por sua vez, estes pensam de modo diferente, pois acham que os líderes estão preocupados somente com os próprios interesses.

Enquanto houver essa divergência de pensamentos nunca se conseguirá obter êxito no trabalho de equipe, pois o fundamental irá faltar – o objetivo comum. E tudo começa pela liderança, que, em muitos casos, em vez de promover a união do grupo provoca a desagregação, por achar que não faz parte da equipe, a qual é composta apenas de subordinados.

É importante a conscientização de que ninguém consegue realizar as diversas atividades de uma empresa sem a cooperação de outras pessoas. É preciso que haja uma boa equipe e que tenha alguém à sua frente capaz de influenciar e motivar a todos para caminharem na mesma direção, a fim de alcançar os objetivos desejados.

Mas será que todos na empresa conhecem bem a sua missão, visão e valores? Todos “compraram” bem empresa? E quem a “vendeu”, o fez serviço bem-feito? Se houve falha nessa venda, com certeza a equipe também não pode ser eficiente na “venda da empresa” para os clientes, pois como é que se pode vender o que não se comprou?

É aí que entra o trabalho de endomarketing, bastante falho em grande parte das empresas. Se não houver um perfeito alinhamento dos objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários, a cooperação será substituída pela competição maléfica e predatória. Como diz o velho ditado, é “cobra engolindo cobra” e o lema da empresa passa a ser “cada um por si e os outros que se virem”.

A consequência disso é danosa, pois cada departamento cria o seu espaço, protegendo-se dos “inimigos” com cercados fortes e impenetráveis, comprometendo os demais processos. É só observar a rivalidade bastante comum entre o departamento comercial, administrativo/financeiro e técnico/operacional existente em muitas empresas. Cada um cuida apenas dos seus interesses, mas sempre dando palpites na área alheia e blindando-se contra as opiniões dos outros, refletindo diretamente nos clientes.

Para que uma equipe trabalhe motivada, coesa e com objetivos comuns, é fundamental que o exemplo seja dado pelo líder. E liderar não significa ser bonzinho para não se indispor ou durão para impor respeito. É agir de acordo com a situação e maturidade da equipe, mas nunca deixando de dar tratamento individualizado, digno e respeitoso a todos, tanto nos bons como nos maus momentos, inspirando confiança. Para que isso ocorra, o equilíbrio emocional, o respeito e a confiança devem ser o tripé de sustentação do princípio da liderança.

Uma equipe conduzida por um verdadeiro líder, que coloca o que é melhor para todos e para a empresa acima dos seus interesses pessoais, com certeza terá um desempenho diferenciado. Trabalhará com mais empenho e produzirá mais. Porque nesse ambiente reinará harmonia, colaboração, ética, valorização, reconhecimento, motivação etc., combustíveis essenciais para o sucesso de uma equipe.

Como disse Stanley Huffty, “Não é a posição que faz um líder; é o líder que faz a posição”. Portanto, para se ter seguidores motivados e ávidos por cooperação, antes de pensar em imposição, deve-se desenvolver a habilidade de influenciar pessoas.

 

Recife, 30/06/2011

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