Quem trabalha muito não ganha dinheiro

QUEM TRABALHA MUITO NÃO GANHA DINHEIRO!

13/2011

Por: Antonio Braga

Algumas pessoas são especialistas em dizer que “quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro”, sobretudo quando se deparam com alguém que gosta de trabalhar. Será que elas acreditam mesmo que isso é verdadeiro? Ou é desculpa para justificar a acomodação de muita gente?

Por outro lado, as pessoas de sucesso já pensam de modo diferente, sendo adeptas do ditado que diz “o trabalho é duro para quem é mole”. Concordo plenamente, pois desconheço pessoas que cresceram trabalhando pouco. Agora, o que ocorre é que muita gente confunde trabalho apenas com esforço físico. São pessoas que negligenciam o esforço mental em detrimento da energia física, achando que suar a camisa é o mais importante.

O mundo moderno e competitivo exige profissionais competentes e proativos, que são exatamente os eficientes e produtivos. Mas não se chega a esse nível apenas gastando energia física, correndo de um lado para o outro sem o mínimo de planejamento. Quem age assim, realmente sua bastante a camisa, dando bons lucros para as lavanderias, e não para suas empresas, além de não desfrutar dos benefícios do trabalho.

O dia de todo profissional tem 24 horas, que é mais ou menos dividido da seguinte maneira: dormindo = 8 horas; trabalhando = 8 horas e outras atividades = 8 horas. Para algumas pessoas estas últimas 8 horas são sagradas, descanso total, nem celular elas atendem. Já para os profissionais de sucesso é onde está o segredo. É quando estão sempre fazendo algo em prol tanto do seu crescimento como em benefício de outros que necessitam da sua colaboração, diferenciando-se das pessoas comuns.

Relaciono a seguir algumas dicas para que se tenha sucesso com o trabalho, de modo a evitar gastar energia com pensamentos pobres que não levam a lugar algum:

>> Seja ambicioso, estabelecendo objetivos e metas que levem ao sucesso. Pense grande, mas seja realista. O gasto de energia para pensar grande ou pensar pequeno é o mesmo.

>> Trabalhe duro, mas de forma planejada. Use mais o esforço mental do que o físico. Para isso, ainda existe a tecnologia como grande aliada do profissional. Não existe trabalho eficiente sem planejamento.

>> Invista em você e não fique apenas esperando pelos outros. No mercado competitivo o conhecimento é um dos grandes diferenciais.

>> Esqueça as lamentações e reclamações, pois isso são coisas para os especialistas em choro, que acham que tudo conspira contra eles. Todos são responsáveis pelo seu insucesso.

>> Aprenda a tomar decisões e não deixe que apenas os outros façam isso por você. Não tenha medo de cometer erros, pois o ditado mais certo é “só não erra quem não tenta acertar”, mas em compensação não sai da mesmice.

>> Dedique-se a fazer todo trabalho da melhor qualidade e sempre mais que a obrigação. Cumprir apenas obrigação não diferencia ninguém, passa a ser mais um no meio da mediocridade.

>> Colabore sempre com os outros, trabalhe em equipe. Ninguém consegue executar suas atividades isoladamente. A melhor relação é a de interdependência. Em vez de fazer críticas negativas, dê opiniões e colabore para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

>> Enquanto estiver no trabalho esqueça o relógio, pois quem muito olha para ele demonstra falta de interesse para os clientes e patrões.

>> Seja comprometido de verdade, demonstrando isso nas atitudes, e não apenas através de palavras. Faça com que seus clientes e empresa percebam esse nível de comprometimento, que, com certeza, farão questão de recompensá-los.

 

Recife, 01/08/2011

Deixe um comentário

Mensagem
Nome
E-mail
URL