Artigos

Qualidade no atendimento e relações com clientes

Treinamentos

Objetivo: Fornecer ferramentas, com base em ações proativas e eficazes, que fazem a diferença no atendimento e no estreitamento das relações com os clientes, com o objetivo de conquistá-lo e fidelizá-lo.

Público alvo: Profissionais de vendas, secretárias, prestadores de serviços e profissionais que lidam com o público de modo geral.

Carga-horária: 8,12 ou 15 horas.

Tópicos abordados

  • Quem é o cliente?

  • Como os clientes julgam os serviços prestados pelas empresas?

  • Momentos da verdade.

  • Ciclo de serviços.

  • Atendimento interno x atendimento externo.

  • Atendimento com foco no cliente.

  • Perfil do bom profissional do atendimento.

  • Comportamento do mercado e do novo cliente.

  • Mandamentos básicos do atendimento.

  • Como atender ao telefone.

  • Danos causados pelo mau atendimento e como evitá-los.

Técnicas de venda e pós-venda.

Treinamentos

Objetivo: Capacitar profissionais para a adoção de uma nova postura como vendedor, desenvolvendo ações eficazes para a realização de vendas com qualidade, focadas em benefícios e satisfação de necessidades, visando a conquista e manutenção de clientes.

Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas interessadas em vendas

Carga-horária: 8,12 ou 15 horas.

Tópicos abordados

  • Comportamento do profissional de vendas.Conceito moderno de venda.

  • Fatores que levam ao sucesso em vendas.

  • Planejamento da visita/recepção de vendas

  • Como agregar valor ao produto para não vender só preço.

  • Vendas com foco no cliente e satisfação de necessidades.

  • Características, vantagens e benefícios dos produtos.

  • Da pré-venda ao pós-venda.

  • Como abordar um cliente e fazer uma boa entrevista de vendas.

  • Superação de objeções e fechamento de vendas.

  • Ações para conquistar e fidelizar clientes.

Gestão de vendas e liderança

Palestras

Gestão de vendas e liderança

Objetivo: Fornecer ferramentas para os gestores adotarem estratégias de vendas, liderança e motivação, capazes de manter o alto nível de satisfação dos clientes internos e externos, com reflexos positivos nos resultados desejados.
Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas que lidam com o público de um modo geral.
Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop).

Tópicos abordados:

  • Como manter-se competitivo no mercado globalizado e dinâmico.
  • Por que os vendedores não vendem benefícios dos serviços/produtos?
  • Mantenha um time de vendedores profissionais.
  • A matriz das competências técnicas x comportamental.
  • Habilidades de um administrador.
  • Perfil e qualidades de um líder.
  • Qualidades e funções básicas de um gerente de vendas.
  • Como trabalhar em equipe, mantendo-a motivada e entusiasmada.
  • Por que e como delegar tarefas?

Atitudes vencedoras em vendas

Palestras

Atitudes vencedoras em vendas


Objetivo:
Fornecer ferramentas para os profissionais de vendas adotarem atitudes que fazem acontecer, onde o êxito é conseqüência direta da competência, motivação e aproveitamento das oportunidades do mercado altamente concorrido.
Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas interessadas em vendas.
Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop)

Tópicos abordados:
  • Esperar pelo sucesso ou correr atrás?
  • A palavra de ordem é COMPETIÇÃO. esteja preparado!
  • Não espere acontecer, faça acontecer.
  • Antes de TER, tem de SER.
  • Da zona de conforto ao sucesso ou fracasso. A decisão é sua!
  • Acomodação e sucesso não combinam.
  • Tome uma decisão, nem que não seja a melhor.
  • Com objetivo definido e foco as dificuldades diminuem.
  • Como estabelecer e atingir metas.

O atendimento que faz a diferença

Palestras

O atendimento que faz a diferença


Objetivo:
Fornecer ferramentas eficazes, capazes de superar expectativas e encantamento no atendimento, proporcionando o estreitamento e manutenção das relações duradouras com os clientes.
Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas que lidam com o público de um modo geral.
Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop).

Tópicos abordados:

  • Era do produto  X  Era do cliente.
  • Fatores indispensáveis para conquistar e manter clientes.
  • Os elementos da competência para o atendimento de qualidade.
  • Como os clientes julgam os serviços prestados pelas empresas.
  • Comportamento do novo cliente no mercado moderno.
  • Estimule o cliente a reclamar e tenha um parceiro satisfeito.
  • O seu cliente é uma jóia rara! Cuide bem dele.
  • Como encantar clientes superando suas expectativas.

Da pré-venda ao pós-venda

Palestras

Da pré-venda ao pós-venda


Objetivo:
Capacitar profissionais de vendas para a adoção de uma postura diferenciada no mercado, para realizar vendas com qualidade, focadas em benefícios e satisfação de necessidades dos clientes.
Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas interessadas em vendas.
Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop).

Tópicos abordados:

  • Vender é fácil ou difícil?
  • Por que os vendedores perdem vendas?
  • Faça da venda um processo dinâmico e eficaz.
  • Da abordagem ao fechamento da venda.
  • Como agregar valor ao produto para não vender preço.
  • Superação de objeções.
  • Como fechar vendas com sucesso.
  • Ações de pré-venda e pós-venda.

Como se diferenciar em um mercado competitivo

Palestras

Como se diferenciar em um mercado competitivo

 

Objetivo:
Levar uma mensagem de entusiasmo, com ações proativas e eficazes que um profissional de vendas deve adotar para se diferenciar no mercado globalizado e competitivo.
Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas interessadas em vendas.
Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop).

Tópicos abordados:

  • Por que muitos profissionais de vendas não têm sucesso?
  • O profissional de vendas no mercado globalizado e competitivo.
  • Agregue valor ao produto “VOCÊ” e cobre mais por ele.
  • Vendendo soluções, o produto passa a ser conseqüência.
  • Fatores que levam o profissional de vendas ao sucesso.
  • O sucesso do vendedor é proporcional ao sucesso do cliente.
  • Não se esconda das reclamações dos clientes. São novas oportunidades de negócios.
  • Fidelizar é fazer do cliente um vendedor ativo e gratuito.

Supervisor de vendas ou vendedor supervisor?

Artigos

08/2010 – Por: Antonio Braga

Qual é a real função de um supervisor de vendas? Ele também deve vender?

Pelo que vejo, essa é uma dúvida de muitos gestores, que contratam supervisores com um objetivo, mas na prática exercem outro papel – de vendedores. Talvez, isso ocorra pelo fato de muitas empresas quererem vender cada vez mais, ficando em segundo plano a satisfação dos clientes e da própria equipe de vendas.

Conheço, inclusive, empresas onde o supervisor, além de suas atribuições, recebe uma meta de venda à parte como se fosse um vendedor comum.  Ou seja, é um profissional com duplo papel. E qual exercerá primeiro? Não há dúvida que o de vendedor, com prejuízos para a equipe que terá sua assistência esporadicamente, além de um concorrente dentro da própria empresa.

Em muitas empresas os supervisores têm como atividade principal visitar clientes com os vendedores e fechar vendas. Isso também é extremamente prejudicial, pois o vendedor fica mal acostumado e termina se acomodando nos esforços de vendas. Por outro lado, muitos supervisores têm simpatia por alguns vendedores e clientes, deixando outros membros da equipe desamparados.

Na realidade, a principal função do supervisor não é vender, mas administrar as atividades da sua equipe de vendas para que tenham desempenho de acordo com as expectativas da empresa, alcançando os resultados planejados. É apoiar ao mesmo tempo os vendedores e o gerente de vendas, sendo então o principal elemento de ligação entre esses dois profissionais.

Então o supervisor não deve vender? Em alguns casos sim – quando a sua presença se torna necessária para apoiar o vendedor em uma negociação mais complexa ou quando mantiver contato com um cliente que manifeste a vontade de comprar. Mas isso não deve fazer parte de sua rotina de trabalho, pois a tarefa de vender é do vendedor.

Para que o supervisor de vendas seja realmente efetivo, contribuindo para o bom desempenho dos seus subordinados e da empresa, deve executar, entre outras, as seguintes funções:

>> Planejar o trabalho da equipe de vendas sob a sua subordinação, elaborando roteiros de viagens e visitas a clientes, fazer previsão de vendas, estabelecer prioridades, delegar tarefas etc., visando maximizar resultados e reduzir custos.

>> Apoiar e ao mesmo tempo acompanhar o trabalho dos vendedores para avaliar se os resultados estão de acordo com o planejado. Deve verificar se os clientes estão sendo visitados e assistidos de acordo com a sua importância e poder de compra. Analisar se o potencial de mercado e capacidade de compra dos clientes estão sendo explorados com eficiência, bem como se todos os produtos da empresa estão sendo vendidos com base na necessidade e potencial de cada cliente.

>> Treinar e capacitar os vendedores tanto em conhecimento dos produtos como em técnicas e estratégias de vendas. Ao mesmo tempo, trabalhar o lado motivacional desses profissionais para que não se abatam diante das dificuldades que encontrarão diariamente no mercado bastante competitivo.

>> Orientar a equipe de vendas sobre novas políticas da empresa, condições de vendas em vigor, campanhas promocionais, produtos em lançamento, novas estratégias de marketing etc.

>> Analisar relatórios de vendas, visitas, prospecção, cobranças, passar informações importantes para a gerência de vendas, dar “feedback”, sugestões, de modo que a equipe realmente tenha consciência de que está sendo assistida e apoiada.

>> Visitar clientes com os vendedores para conhecer os problemas e necessidades de cada região, atuação da concorrência, comportamento do mercado e produtos, política de preços, nível de satisfação, bem como para estabelecer relacionamentos pessoais com cada cliente, demonstrando que a empresa se preocupa com ele.

>> Dimensionar e delimitar a zona de atuação de cada vendedor de acordo com o potencial de venda, bem como propor ao gerente de vendas transferência ou promoção de cargo com base no desempenho do profissional. Mas é fundamental que isso seja feito com bastante critério, honestidade e imparcialidade.

 

Recife, 30/04/2010

 

 

Qualificar-se para mudar de vida

Artigos

07/2010 – Por: Antonio Braga

Certa vez, estava abastecendo o carro em um posto na cidade de Vitória de Santo Antão – PE, na BR 232, de onde se avista a fábrica da Sadia. Duas funcionárias do posto estavam conversando e uma delas falou que quase todo dia sonha que ainda vai se aposentar naquela fábrica. Perguntei a ela por que ainda não estava lá, já que contrataram muita gente por ocasião de sua recente instalação. A moça respondeu que lhe falta qualificação, mas que um dia vai se preparar.

Leia mais

O profissional de venda eficaz

Artigos

06/2010 – Por: Antonio Braga

Embora já tenha publicado muitos artigos nos mais diversos meios de comunicação sobre a profissionalização do vendedor, vou dedicar esta matéria para responder à pergunta de um leitor do Consagra: O que fazer para ser um vendedor externo eficaz e de sucesso?

A seguir, mencionarei algumas regras simples e básicas, que se forem seguidas à risca, com certeza, levarão qualquer profissional de vendas ao sucesso:

>> QUALIFICAÇÃO TÉCNICA E ATITUDE: Como em qualquer profissão, é fundamental que o vendedor domine muito bem a sua atividade. E isso só será possível através de muito estudo, o que geralmente é negligenciado por muitos profissionais. É preciso que o profissional de vendas conheça muito bem o seu produto e as técnicas de vendas utilizadas em cada segmento. Além do conhecimento, é de suma importância a atitude, pois conhecimento sem ação não vale nada. Mas, infelizmente o mercado está repleto de vendedores com pouco conhecimento técnico e baixa atitude.

>> CONHECER O MERCADO, CONCORRÊNCIA E CLIENTES: Conhecer o potencial do mercado, ameaças e oportunidades, como atua a concorrência, seus pontos fortes e fracos, bem como o perfil dos clientes, suas necessidades e problemas, são de vital importância para o desempenho do vendedor. Portanto, faz parte do trabalho desse profissional a pesquisa e análise desses fatores diariamente.

>> MOTIVAÇÃO, ENTUSIASMO E COMPROMETIMENTO: Somente tem sucesso o profissional motivado, aquele que acorda todos os dias com espírito de vencedor e brilho nos olhos, mesmo estando consciente das dificuldades que irá encontrar, principalmente ao lidar com as resistências dos clientes. O vendedor profissional não se curva diante dos obstáculos, os quais, para ele, são mais um motivo para agir e vencer, pois sabe que não existe vitória sem luta.

>> PLANEJAMENTO DO TRABALHO DIÁRIO: Infelizmente, muitos profissionais de vendas são improdutivos por falta de planejamento. Já o profissional de vendas eficaz tem sucesso porque planeja diariamente o seu trabalho. Antes de sair para o campo seleciona os clientes a serem visitados, traça itinerário, analisa o mercado, situação dos clientes, duplicatas vencidas e a vencer e demais pendências, bem como organiza todo o material de apoio necessário para o bom desempenho profissional. No planejamento das visitas, são incluídos clientes antigos e novos, ex-clientes e reservado um espaço na agenda para prospecção, de modo a não ficar na dependência de poucos clientes.

>> ACOMPANHAMENTO DAS METAS DE VENDAS: As metas de vendas nunca serão atingidas se não forem acompanhadas diariamente. Os profissionais eficazes dividem sua meta de venda mensal pela quantidade de dias úteis do mês e saem de casa com o pensamento firme de quanto devem vender todos os dias. Se vendem mais do que a meta num determinado dia, sabem que no dia seguinte têm de vender pelo menos o que foi estabelecido para aquele dia. As metas devem ser acompanhadas tanto em valores como no quantitativo de produtos.

>> BOA DEMONSTRAÇÃO DO PRODUTO: Somente um vendedor competente é capaz de fazer uma demonstração com base nos benefícios do produto, que é o que realmente vende, porque agrega valor e justifica o preço. Um produto demonstrado com competência transmite segurança, conquista a confiança e desperta o interesse de compra pelo cliente. E o vendedor profissional, ao contrário dos comuns, não demonstra o seu produto antes de identificar a real necessidade do cliente.

>> SER CURIOSO E PROATIVO: Uma das características do profissional de vendas eficaz é a curiosidade. Está sempre atento a tudo que se passa ao seu redor, pois um simples detalhe na sala do cliente, por exemplo, pode ser explorado na identificação de necessidades e será de grande utilidade na argumentação da venda. Também não espera que as coisas aconteçam normalmente por parte do cliente, e sim fazem com que elas aconteçam.

> PACIÊNCIA COM CADA CLIENTE: Vender não é só apresentar o produto, mencionar o preço e esperar pelo “sim” do cliente, como fazem os profissionais comuns, geralmente sem sucesso. É um processo que exige paciência, pois o cliente deve ser ouvido e entendido para depois entender como o produto do vendedor irá beneficiá-lo.

>> ÉTICA PROFISSIONAL: Não gastar energia e tempo culpando a concorrência, clientes, produtos e empresa pelo insucesso profissional. Isso não leva a nada, mas tem o grande poder de afastar os clientes, que não gostam de vendedores chorões.

>> USAR COM EFICIÊNCIA A TECNOLOGIA: A tecnologia moderna coloca à disposição do vendedor excelentes ferramentas para o bom desempenho de suas atividades. Encurta distâncias, economiza tempo, aumenta a eficiência e produtividade, fornece banco de dados, há toca de informações rápidas etc. Mas se não for usada adequadamente, em vez de ajudar complica e estimula a acomodação. É bom lembrar que o telefone e a internet não substituem as visitas pessoais, apenas complementam o trabalho do vendedor, pois os clientes gostam do contato face a face, os quais solidificam relacionamentos pessoais.

>> FIRMEZA NO FECHAMENTO DA VENDA: É importante que o vendedor não vacile no momento do fechamento e nem fique à espera que o cliente tome a atitude de comprar. Dificilmente isso irá ocorrer. Portanto, o profissional deverá demonstrar firmeza e tentar o fechamento todas as vezes que o cliente der sinal de compra. Mas, para isso, deverá estar atento à comunicação verbal e aos gestos externados pelos clientes.

>> FAZER DO SERVIÇO DE PÓS-VENDA UM HÁBITO: O cliente valoriza o profissional de vendas que está sempre ao seu lado, com quem pode contar a qualquer momento sem precisar ir à sua procura. O profissional eficaz é mestre nesse trabalho, pois acompanha de perto o seu cliente antes, durante e depois da venda, nunca o abandonando. Com isso, mantém relacionamentos saudáveis e uma carteira de clientes satisfeitos e fieis, evidenciando a relação ganha-ganha.

Recife, 29/03/2010