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Vendedor por necessidade ou vocação?

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VENDEDOR POR NECESSIDADE OU VOCAÇÃO?

10/2013
Por: Antônio Braga

Muitos vendedores não evoluem porque estão na profissão apenas por necessidade de ganhar dinheiro para a sobrevivência. Observa-se isso facilmente no grande contingente de profissionais de vendas em atividade no mercado, onde a parcela dos que se destacam é pequena. Essa menor quantidade é composta de vendedores que são realmente especialistas porque se dedicam de corpo e alma à profissão, fazendo o que mais gostam – vender.

Os vendedores comuns também querem vender, pois precisam de dinheiro e do emprego. Mas há uma grande diferença entre a venda executada pelos vendedores comuns e os profissionais de vendas de verdade. Enquanto os profissionais do primeiro grupo querem apenas vender produtos, os especialistas são focados em soluções, executando vendas consultivas, superando as expectativas dos clientes.
Será que os especialistas são diferenciados apenas por causa da vocação? Com certeza, muitos desses vendedores entraram no mercado também por necessidade, mas como o ser humano tem grande capacidade de adaptação, mudaram no decorrer do tempo com o desempenho da profissão.

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Como ser um profissional de vendas diferenciado no segmento atacadista

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COMO SER UM PROFISSIONAL DE VENDAS DIFERENCIADO NO SEGMENTO ATACADISTA

09/2013
Por: Antônio Braga

Sempre ouço de vendedores do ramo atacadista que está cada vez mais difícil vender nesse mercado, em função dos produtos serem bastante similares em qualidade e preço. Por trabalharem basicamente com commodities, a decisão de compra dos clientes termina sendo no preço e condições de pagamento. Sinceramente, não sou partidário desse pensamento, muito embora alguns vendedores podem até não gostar do que falo.

A verdade é que se hoje é assim, a tendência é piorar, pois cada vez mais os produtos ficam mesmo mais parecidos. Isso é uma exigência do mercado e os produtos são copiados com muita facilidade, mudando apenas as marcas. Os vendedores que ainda insistem na velha política de diferenciação através de preços baixos estão com os dias contados. A não ser que mudem de atitude, despertando para a realidade do mercado enquanto é tempo.

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Como negociar com eficiência e vender mais

Palestras

Como negociar com eficiência e vender mais

 

Objetivo: Fornecer ferramentas para desenvolver características e habilidades de negociador profissional, de modo a conseguir o que deseja nos processos de negociação.

Póblico-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas interessadas em negociar com eficácia.

Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop).

Tópicos abordados:

A importância da habilidade de negociar no mundo globalizado e competitivo;

  • O que é negociação?
  • Como se diferenciar em vendas através da negociação;
  • Tipos de negociação;
  • Princípios básicos para negociar e vender com credibilidade;
  • Características e postura do profissional de vendas negociador; 
  • Etapas de uma boa negociação. 

 

Administração de Tempo

Palestras

Administração de Tempo

 

Objetivo: Gerenciar as atividades do dia a dia dentro do tempo disponível, de modo a otimizá-lo, para ser mais eficiente e produtivo.

Público-alvo: Empresários, gerentes, supervisores, vendedores, prestadores de serviços e pessoas interessadas na administração do tempo.

Carga horária: 2 h (palestra) e 4 h (workshop).

Tópicos abordados:

  • Tempo é dinheiro?
  • Trabalho x tempo x dinheiro;
  • Você vive para trabalhar ou trabalha para viver?
  • Como diferenciar atividades IMPORTANTES de URGENTES;
  • Como administrar o tempo para atingir objetivos e metas; 
  • Como aumentar a eficiência e resultados através do PDCA;
  • A importância do Princípio de Pareto nas atividades diárias;
  • Como priorizar tarefas e ser mais produtivo;
  • Eficácia x Eficiência;
  • Como delegar tarefas e maximizar o tempo

Como estão seus vendedores?

Vendas

Como estão seus vendedores?

  • Precisam ser mais produtivos? 
  • Gerar mais lucros para a empresa?
  • Ser mais capacitados do que a concorrência? 
  • Ter atitudes proativas e vencedoras?

A melhor maneira de conseguir tudo isso é através de consultoria, palestras e treinamentos de vendas que tenham conteúdo prático e gerem resultados. 

A escolha de um palestrante/treinador é decisiva na hora de capacitar funcionários. É fundamental saber se ele tem realmente de experiência em vendas, além do conhecimento acadêmico. Mas talvez sua empresa precise de uma consultoria de vendas, pois de nada adianta uma equipe treinada sem rumo.

Antônio Braga tem tudo isso, pois pertence ao seleto grupo de palestrantes que conhece vendas na prática e teoria. Trabalhou mais de trinta anos com vendas em grandes corporações e como empresário, além de ser pesquisador no assunto há quatro décadas. 

Seus diferenciais:

  • Elevado nível de conhecimento técnico em vendas.
  • Muitos anos de vivência prática em vendas.
  • Boa experiência profissional como palestrante e instrutor.
  • Facilidade para se expressar e transmitir mensagens nas palestras.
  • Boa postura e domínio de palco.
  • Facilidade para contar “cases” e histórias com base na experiência profissional. 
  • Facilidade para atrair a atenção dos participantes nas palestras.
  • Criatividade para montar palestras customizadas. 
  • Palestras práticas e com bom conteúdo.
  • Mais de 300 artigos sobre negócios publicados em sites, revistas, jornais etc., a nível nacional e com excelente avaliação em suas palestras.
  • Artigos com elevado nível de avaliação pelos leitores de todo o Brasil. 

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A eficácia dos treinamentos de vendas

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A EFICÁCIA DOS TREINAMENTOS DE VENDAS

08/2013
Por: Antônio Braga

A fidelização de clientes está intimamente ligada à qualidade no atendimento e serviços prestados pelas empresas. Quanto maior a satisfação, motivação e preparo dos vendedores e atendentes para solucionar os problemas dos clientes com eficiência, com certeza maior será a carteira de clientes fieis. O inverso também é verdadeiro.

No dia a dia, o que se vê são muitas empresas gastando dinheiro com estratégias para atrair clientes e convertê-los em vendas, mas com resultados abaixo do esperado, exatamente pela falta de preparo de seus vendedores. Os clientes são até atraídos pelas propagandas, por exemplo, mas quando há o contato entre eles e os vendedores, o que era para ser uma experiência agradável, muitas vezes torna-se um pesadelo.

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Vender ou negociar, eis a dúvida!

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VENDER OU NEGOCIAR, EIS A DÚVIDA!
07/2013
Por: Antônio Braga

 

Muitos vendedores pensam que a negociação entra no processo da venda apenas no momento de discutir preços, descontos e condições de pagamento. Por isso, preparam-se para falar de preço, mas a venda nem sempre se concretiza.

A venda é um processo que envolve negociação do começo ao fim, passando por etapas importantes, que vão do planejamento ao fechamento. Nesse processo, vendedor e cliente têm objetivos definidos, que não são somente financeiros, os quais serão satisfeitos de acordo com a necessidade de cada um. A negociação não é uma competição, onde tem que haver um vencedor e um perdedor, mas sim um processo de convencimento em busca de acordos.

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Análise swot e o desempenho dos vendedores

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ANÁLISE SWOT E O DESEMPENHO DOS VENDEDORES

06/2013
Por: Antônio Braga

Muitos vendedores justificam o seu baixo desempenho nas vendas atribuindo culpa à sua empresa ou ao mercado onde atuam. Dificilmente se consideram culpados por algo, pois, na concepção de cada um, sempre é feito aquilo que está ao seu alcance.

Nos meus trabalhos de consultoria sempre peço aos vendedores que façam uma análise SWOT da empresa, não sendo novidade a desproporcionalidade nas listas de fraquezas e ameaças em comparação com as fortalezas e oportunidades. Por serem focados em problemas, deixam de ver muitos pontos positivos da empresa e as oportunidades que o mercado oferece.

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Regras de ouro para vender bem

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REGRAS DE OURO PARA VENDER BEM
05/2013
Por: Antônio Braga

Outro dia, estava em um grande magazine e enquanto fazia o pagamento de uma compra, ouvi o diálogo entre duas funcionárias do caixa: Uma disse para a outra que o dia prometia ser pouco estressante, pois tudo indicava que a loja teria poucos clientes. A colega respondeu: “Graças a Deus”!

Interessante que as empresas gastam tanto dinheiro com ações de marketing para atrair clientes e gerar tráfego nas lojas, mas as taxas de conversões em vendas nem sempre são eficientes. Exatamente porque estão lotadas de funcionários que desejam o contrário. Para minimizar o estresse, externam suas insatisfações para os clientes darem menos trabalho, atendendo-os mal e afugentando-os.

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Equipe bem liderada e motivada vende mais

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EQUIPE BEM LIDERADA E MOTIVADA VENDE MAIS

04/2013
Por: Antônio Braga

Quando as vendas estão ruins nas empresas, geralmente os gestores atribuem a culpa aos vendedores. Falta de motivação, pouco comprometimento, desinteresse em qualificação, atendimento ruim, acomodação etc. Realmente, se as vendas não fluem é porque o motor da máquina de vendas (equipe de vendedores) está com defeito.

Onde está a real causa do baixo desempenho? É uma pergunta que sempre faço nos meus diagnósticos de consultoria de vendas e muitos líderes ficam na dúvida. Eles têm consciência de que o problema existe, mas, por falta de tempo, não investigam para encontrar a solução. O resultado disso é a troca constante de vendedores e a situação piora.  

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