A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NO DESEMPENHO DA EQUIPE
14/2013
Por: Antônio Braga
Certa vez, ao ser contratado para ministrar uma palestra de Vendas & Liderança na convenção de uma empresa, um dos diretores pediu que abordasse o tema liderança com superficialidade. Falou que estava fazendo essa observação porque era consciente de que nesse aspecto a empresa deixava a desejar.
Na verdade, isso não é característica apenas dessa empresa. O que se constata em muitas organizações são insatisfações por parte dos colaboradores causadas por problemas de liderança, tendo como consequência a falta de motivação e baixo desempenho da equipe.
Quando se procura identificar os fatores da falta de motivação numa empresa, dentre os vários citados pelos colaboradores (problemas particulares, salários incompatíveis com o desempenho, metas elevadas, falta de reconhecimento e valorização, falta de oportunidades etc.), está sempre presente a MÁ LIDERANÇA.
Isso acontece porque muitos profissionais que exercem cargos de liderança não foram preparados para “serem líderes”, mas sim colocados na função para “estarem líderes”. Como liderança pode ser aprendida e desenvolvida, é importante que o profissional que irá gerenciar/chefiar pessoas conheça as características de um líder, de modo a desenvolvê-las e obter resultados eficazes.
Vejamos 10 características de um líder, capazes de obter resultados dos liderados através do consentimento e exemplo:
AUTOCONFIANÇA: Em primeiro lugar, o líder deve confiar em si próprio para poder conquistar a confiança dos liderados. Deve sempre pensar e agir positivamente, estimulando a equipe a fazer o mesmo.
AUTOCONTROLE: Todo ser humano vive em função das emoções, mas é fundamental o equilíbrio, de modo a evitar altos e baixos repentinos, para que os relacionamentos pessoais e profissionais sejam saudáveis e produtivos.
CONHECIMENTO: O líder deve ter bom conhecimento da sua função, permitindo-lhe desempenhar suas atividades com segurança, além de treinar os liderados, pois faz questão de ter ao seu lado pessoas competentes. Está sempre formando novos líderes. Por outro lado, quando o líder é pouco conhecedor do que faz, está sempre com medo de perder a posição para os liderados competentes, levando-o geralmente a agir injustamente com os colaboradores que se destacam.
ENTUSIASMO E MOTIVAÇÃO: São características fundamentais, pois são inspiradoras e contagiantes, que irradiam sempre energia positiva. Infelizmente, ainda é grande a quantidade de líderes apáticos nas empresas, que em vez de motivar desestimulam as equipes.
COMUNICAÇÃO: O bom líder tem habilidade para se comunicar com seus liderados. Além de saber ouvir, transmite suas mensagens de forma clara e objetiva, de modo que todos os entendam e sejam entendidos. Faz da comunicação uma via de mão dupla.
DECISÕES RÁPIDAS: No mundo moderno, as decisões devem ser rápidas e constantes. O bom líder é consciente disso e sabe que “não decidir” já é uma decisão, mas que não leva a lugar algum. Por isso, não fica em cima do muro na hora de tomar decisões, mesmo que não sejam as mais indicadas.
ADMINISTRADOR: Administrar significa executar serviços através de pessoas. Para que se consiga êxito, é fundamental delegar tarefas para as pessoas certas, de acordo com a competência de cada profissional.
RESPONSABILIDADE: Tarefas são delegadas, mas as responsabilidades continuam sendo de quem as delegou. Portanto, o bom líder é capaz de assumir as responsabilidades pelos erros e acertos dos liderados.
SENSO DE JUSTIÇA: O bom líder age com justiça e imparcialidade, cercando-se de pessoas competentes e produtivas, não dando lado a bajuladores, pois visa objetivos de grupo. Com isso, consegue conquistar o respeito dos liderados.
TRABALHO EM EQUIPE: Para que uma equipe seja produtiva, é importantíssimo o papel do líder, que é consciente de que não se atingem objetivos individualmente. Por isso, o bom líder estimula e desenvolve o trabalho cooperativo, induzindo o liderado a fazer o mesmo. Agindo assim, a equipe sente o prazer de colaborar para que o objetivo coletivo seja alcançado. Lidera através do exemplo.
Recife, 26/07/2013