APRENDE-SE A GOSTAR DE GENTE?
11/2015
Por: Antônio Braga
Costumo dizer nas minhas palestras que os grandes diferenciais competitivos no mercado atual não estão apenas na qualidade dos produtos e preços baixos, mas, principalmente, nos relacionamentos saudáveis com os clientes, atendimento e prestação de serviços. Entretanto, ouço constantemente que os clientes nem sempre são abertos a relacionamentos e que muitos nem respondem a um “bom dia”, “boa tarde” etc.
Por outro lado, quando pergunto: Em cada dez clientes quantos não respondem ao cumprimento? Quantos são grosseiros? As respostas giram em torno de dois ou três clientes. Ora, isso é normal, pois está dentro da faixa de 20% a 30%. Já pensou se todos não respondessem! Sem dúvida, o erro estaria com quem com quem cumprimentou.
Com frequência, encontram-se vendedores e atendentes que fazem julgamento dos seus clientes pela minoria e usam isso como justificativa para encobrir as suas falhas, alegando que todos só querem levar vantagens. Profissionais que pensam assim perdem vendas e clientes, dando oportunidade aos concorrentes que são mestres em cultivar relacionamentos.
Quando me perguntam se é possível aprender a gostar de gente, respondo, sem medo de errar, que é perfeitamente possível. Depende da atitude de cada pessoa. Antes de achar que apenas os clientes são complicados, é fundamental que os profissionais de vendas e atendimento façam uma autoavaliação para verificarem como estão se comportando. Identificada a necessidade de mudança, o próximo passo é agir no sentido de mudar. Mas é bom lembrar que não se muda do dia para a noite.
Recomendo a leitura de excelentes autores que contribuem bastante para a mudança de atitude, a exemplo de Dale Carnegie (Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas), Napoleon Hill (A Lei do Triunfo, Quem Pensa Enriquece, entre outros), Joe Girard (Como Vender Qualquer Coisa a Qualquer Um) etc.
Vejamos a seguir algumas regras simples, mas eficazes, para se construir relacionamentos saudáveis, de modo a fazer com que as pessoas passem a gostar da gente e vice-versa, tendo como consequência o sucesso nos negócios:
>> Cumprimente as pessoas com alegria e entusiasmo.
>> Sorria para as pessoas. O sorriso elimina as barreiras da antipatia e encurta a distância entre as pessoas.
>> Ouça com atenção. Siga a dica de William Shakespeare: Dê a todas as pessoas seus ouvidos, mas a poucos a sua voz.
>> Não tenha medo de pegar na mão das pessoas, mesmo das humildes. Uma coisa é certa: os seus dedos continuão intactos e você será valorizado por elas.
>> Esteja sempre de bom humor.
>> Fale de coisas de interesse das outras pessoas.
>> Trate as pessoas pelo nome, pois este é o som mais importante para elas.
>> Demonstre disponibilidade para servir, e não apenas querer se servir das pessoas.
>> Seja proativo e faça sempre mais que a obrigação.
>> Seja comprometido, cumprindo rigorosamente os compromissos assumidos.
>> Use e abuse das palavras mágicas: Obrigado, por gentileza, dê licença, parabéns, desculpe etc.
>> Demonstre sinceridade com as pessoas.
>> Aja sempre com ética.
>> Seja tolerante, flexível e respeite a individualidade de cada pessoa.
Recife, 27/08/2015