Atitudes dos vendedores vencedores

ATITUDES DOS VENDEDORES VENCEDORES

14/2011

Por: Antonio Braga

Todo vendedor é vencedor? Quando se faz essa pergunta nos treinamentos de vendas, a resposta dos participantes é “não”. Concordo perfeitamente. Mas será que eles pensam assim somente com os concorrentes? Será que todos da sala são vencedores? Espero que sejam, pois só o fato de estarem se qualificando já é um grande passo em busca do crescimento profissional.

Mas que atitudes são adotadas pelos vendedores vencedores para que sejam diferentes dos profissionais de vendas comuns? Sem dúvida, são muitas, mas vamos relacionar apenas algumas que contribuem bastante para fazer a grande diferença.

>> Os vendedores vencedores são altamente motivados, independentemente do que aconteça no seu dia a dia de trabalho. Não ficam focados nas dificuldades dos fatores externos, principalmente nos preços e prazos praticados pelos concorrentes, como fazem os profissionais comuns. Em vez disso, preparam-se e se abastecem de energia positiva antes de cada visita para fazerem demonstrações com argumentos convincentes.

>> Os vendedores vencedores são conscientes de que as dificuldades existem, pois se não existissem todos os profissionais de vendas seriam vitoriosos. Sabem que o sabor da vitória está em superar essas dificuldades e para isso contam sempre com a grande parceira de todos os dias – a persistência. Pertencem ao grupo de profissionais que pensam “é difícil, mas é possível”, enquanto os profissionais comuns pensam “pode até ser possível, mas é difícil”.

>> Os vendedores vencedores sempre fazem parte da solução dos problemas dos seus clientes, contribuindo para que eles queiram tê-los sempre como parceiros. Ao contrário, os vendedores comuns, além de não acrescentarem nada, em muitos casos são verdadeiros problemas para os clientes, os quais até preferem mantê-los distantes para não terem mais aborrecimentos.

>> Os vendedores vencedores estão sempre tomando uma atitude, agindo proativamente, com excelentes resultados em vendas. Enquanto isso, os vendedores comuns estão sempre munidos de muitas desculpas para justificar os baixos desempenhos nas vendas. Todo dia aparece algo para atrapalhá-los – é a crise econômica, concorrência, clientes exigentes em preço baixo, falta de apoio da empresa etc.

>> Os vendedores vencedores estão sempre dispostos a ajudar os clientes, demais colegas de trabalho, empresa etc., independente da sua obrigação, contando também com apoio de todos. São praticantes da Lei do Retorno, que sempre “oferece grandes recompensas aos que não vivem com pensamentos fixos em recompensas (Napoleon Hill)”. Já os vendedores comuns são mestres em falar “isso não é minha obrigação”, executando somente as atividades pelas quais são pagos e ainda reclamam da falta de reconhecimento.

>> Os vendedores vencedores estão sempre contagiando positivamente os demais colegas de trabalho, fazendo questão irradiar entusiasmo e motivar a todos. Em contrapartida, são queridos por todos que os rodeiam. Por outro lado, os profissionais de vendas comuns fazem questão de contaminar negativamente os ambientes que frequentam, sempre se queixando de tudo, afugentando os colegas e amigos.

>> Os vendedores vencedores estão sempre em busca de novas ideias para sua empresa e clientes. Estão sempre antenados e de olho nas oportunidades de mercado. Já os profissionais comuns acham que quem quer novas ideias que vá atrás, pois sua obrigação é vender, no que, aliás, ficam a desejar.

 

Recife, 15/08/2011

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