08/2011
Por: Antonio Braga
É comum encontrarmos gestores que se acham imprescindíveis nas suas empresas, chegando mesmo a dizerem que sem a sua presença elas param totalmente. Interessante que muitas dessas empresas têm vários funcionários e alguns com cargos de chefia, mas os chefes são apenas figuras decorativas e cumpridores de ordens. Quando se indaga o porquê disso, a resposta mais comum é que no mercado não se encontram pessoas qualificadas.
Será que a realidade do mercado é essa ou está havendo problema de liderança nessas empresas? No mercado não há mesmo pessoas qualificadas ou existe falha na contratação? Ou será que estão sendo colocadas pessoas erradas nos lugares errados? São questões a serem analisadas.
Se os gestores que pensam assim conhecessem alguns princípios de liderança, com certeza passariam a ter uma vida sem estresse dentro e fora de suas empresas. Chegariam à conclusão de que administrar é a arte de executar serviços através de pessoas. Mas, para isso, é preciso que se tenham as pessoas certas nos lugares certos, desempenhando suas funções com satisfação e motivação.
Vejamos cinco princípios para que se tenha sucesso através de bons colaboradores:
1) VALORIZE SEUS COLABORADORES: Muitas pessoas valorizam os outros, e a si próprias, pelo que têm, e não pelo que são. Com base nesse princípio, alguns gestores terminam desvalorizando seus colaboradores. As empresas estão cheias de profissionais com valores extraordinários e que poderiam contribuir mais para o seu sucesso. Mas, infelizmente, esses profissionais não dão o máximo do seu potencial pela falta de reconhecimento e perda de motivação. Se a empresa quiser funcionários voltados para o seu sucesso, é de suma importância a valorização das pessoas.
2) DEMONSTRE QUE PRECISA DE SEUS COLABORADORES: Você consegue carregar sua empresa nas costas e ter uma vida saudável? Por que mantém um batalhão de colaboradores inúteis? As pessoas se tornam criativas e produtivas quando se sentem úteis. Pensar que só os gestores sabem das coisas e não precisam dos outros, foge totalmente dos princípios da liderança. O bom líder é aquele que se cerca de pessoas até mais competentes do que ele e sabe dar valor às contribuições dos seus liderados, com ganhos para todos. O conhecimento do administrador é conceitual e dos colaboradores é específico.
3) ENCONTRE PONTOS FORTES NOS COLABORADORES: Todas as pessoas possuem pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos. Quando os pontos fortes são mal aproveitados nas empresas os colaboradores têm um desempenho insatisfatório. Por outro lado, conhecendo-se os pontos fortes de cada profissional, colocando-os nas funções certas, sem dúvida, haverá sucesso individual e da empresa.
4) ELOGIE OS COLABORADORES QUE SE DESTACAM: Uma das maneiras de conquistar a simpatia e empenho dos colaboradores é através de elogios. Mas o elogio deve ser sincero e na hora certa – quando ocorrer um feito digno de destaque. E o elogio deve ser sempre em público e deve ficar registrado. Por isso, deve ser escrito, pois se for apenas verbal o efeito é momentâneo. Todas as pessoas fazem questão de afixar placas nas paredes, guardar troféus, certificados, cartas de reconhecimentos etc., para recordar e compartilhar suas conquistas com familiares e amigos.
5) AJUDE NO CRESCIMENTO DOS COLABORADORES: No mundo moderno os gestores vivem bastante ocupados, não sobrando um tempinho para dedicar aos colaboradores. Com isso, deixam de perceber a competência e dedicação de muitos deles. Quando precisam de alguém para postos mais elevados na empresa, recorrem ao mercado, desprezando e desestimulando as pratas da casa que se prepararam para ocupar essas vagas. Sabe qual o resultado disso? Perda de motivação e destruição da equipe.
É importante investir na qualificação do pessoal de casa e criar um plano de carreira para que esses profissionais galguem os degraus da hierarquia. Para estimulá-los, nada melhor do que delegar tarefas, dando-lhes oportunidade de executarem atividades importantes. Agindo desse modo, desenvolvem-se pessoas e se mantém bons colaboradores na empresa, além de maximizar o tempo do gestor, ajudando-o a melhorar sua qualidade de vida.
Recife, 28/04/2011