17/2012
Por: Antônio Braga
Com a chegada do último trimestre do ano, é o momento de muita gente estabelecer metas para 2013, mas, como sempre, grande parte dessas metas não será concretizada. Aí elas vão sendo postergadas, surgem novas prioridades, o tempo vai passando e, quando se percebe, as coisas não acontecem, culminando com as frustrações.
Onde está o grande problema para atingir metas? Será que elas foram realmente definidas? Estão escritas ou estão somente no pensamento? Talvez, a dificuldade para a concretização é porque as metas estão apenas no pensamento, sendo facilmente esquecidas.
O que fazer para estabelecer metas que se transformem em resultados? Vejamos algumas dicas.
>> As metas devem ser bem definidas: É fundamental saber aonde se quer chegar. Por exemplo, falar apenas que quer vender bem durante o ano não significa nada. É preciso saber quanto quer realmente vender. A mesma coisa é a pessoa querer emagrecer sem definir quantos quilos quer perder. Portanto, especificar a meta é o primeiro passo.
>> As metas devem ser escritas: Deve-se colocar no papel o que se pretende fazer para poder ler constantemente, não deixando cair no esquecimento. Com o corre-corre do mundo dinâmico, não se deve confiar apenas na mente, pois ela já vive repleta de atividades a serem executadas diariamente.
>> As metas devem ser datadas: Toda meta deve ter prazo para ser executada. Falar que um dia vai fazer isso ou aquilo, não se traduz em resultados, pois o calendário tem dia, mês e ano. Considerar apenas “um dia” é muito vago, abstrato, não combinando com concretização.
>> As metas devem ser realizáveis: Toda meta deve ter o seu grau de dificuldade, mas que seja alcançável. Metas irreais, com alto grau de dificuldade, tornam-se desmotivadoras, levando facilmente à desistência. Também não se devem estabelecer muitas metas por ano para não perder o foco. Em vez disso, deverão ser definidas poucas metas e à medida que vão sendo atingidas devem ser substituídas por outras.
>> As metas devem ser mensuráveis: É fundamental que as metas sejam estabelecidas com base em parâmetros (valor, quantidade, peso, dias, meses, anos, percentagem etc.) para que se possa aferir o nível de realização. Sem um referencial, como podemos saber se estamos no caminho certo?
>> As metas devem ser acompanhadas: É de suma importância o acompanhamento constante das metas, de modo a não perder o objetivo de vista. Às vezes, devem-se fazer ajustes ou correções em face de imprevistos que poderão ocorrer, o que só será possível com o devido acompanhamento durante a execução de cada meta.
É importante lembrar que resultados só serão conseguidos se houver foco, sendo, para isso, necessário apoiar-se no tripé:
Esforço – nada acontece por acaso, seja na vida pessoal ou profissional, demandando muito trabalho e dedicação para se alcançar o que se deseja.
Persistência – quando se age no sentido atingir um objetivo, com certeza surgirão vários obstáculos pelo caminho, os quais serão superados somente se houver perseverança.
Paciência – geralmente as pessoas querem que as coisas aconteçam do dia para a noite, caindo no velho ditado “o apressado come cru”, deixando a desejar na realização de metas. É importante o planejamento de médio e longo prazo.
Recife, 26 de setembro de 2012
LEMBRETE IMPORTANTE:
Em outubro, os maiores especialistas em vendas e marketing do Brasil e do mundo vão estar à sua disposição em um só lugar – na ExpoVendaMais.
Acesse o link abaixo e faça a sua inscrição. Já garanti a minha presença.
http://www.vendamais.com.br/cp/2012/parceiros/agosto/expovm-Antonio-Braga2.html