CRESCER PROFISSIONALMENTE DEPENDE MUITO DE CADA PESSOA
20/2014
Por: Antônio Braga
No mundo empresarial, quando se fala em crescimento profissional, encontramos dois tipos de pessoas:
1) Aquelas que têm pensamento firme no crescimento profissional, com objetivos definidos e visando sempre o topo da escada hierárquica.
2) Aquelas que estão sempre repetindo que não têm interesse em crescer na empresa, pois não estão dispostas a pesadas cargas de trabalho, bem como lidar com subordinados.
No primeiro grupo estão os profissionais visionários, ambiciosos, proativos, abnegados, que são conscientes de que o seu crescimento depende bastante de como desempenham as suas atividades. São pessoas que sabem que o topo da escada hierárquica está reservado aos profissionais que estão dispostos a darem o máximo de si próprios em prol dos resultados das empresas para as quais prestam serviços. Esses profissionais são conscientes de que o seu sucesso é consequência do somatório de esforços dos vários anos de trabalho com dedicação e resultados positivos.
Já o segundo grupo, lamentavelmente, é composto de pessoas que pensam e agem de modo contrário. São profissionais acomodados e pobres de espírito, que passam a vida toda fazendo a mesma coisa, na mesma função, e sempre repetindo que estão felizes assim mesmo, mas na verdade não param de reclamar da vida, dos colegas de trabalho, da empresa etc.
A propósito, sobre esse assunto, a revista Exame de 10/12/14 publicou uma matéria com o título O Poder do Monolito, onde comenta sobre o modelo de gestão do Bradesco, bem como a carreira do seu atual presidente do conselho – Lázaro Brandão, hoje com 88 anos de idade e 72 de banco. Brandão iniciou a carreira bancária aos 16 anos de idade, na cidade de Marília – SP, na antiga Casa Bancária Almeida, que deu origem ao Bradesco.
Na época, o jovem Lázaro Brandão logo se destacou, despertando a atenção de seus superiores, galgando sucesso na hierarquia do banco graças a sua maneira de trabalhar, sendo hoje o seu comportamento adotado como padrão a ser seguido no banco. Mesmo com a idade avançada, o banqueiro ainda chega diariamente ao Bradesco às 7h15 e cumpre expediente até o início da noite. Muita gente diz que isso não é vida. Mas, na verdade, quando a pessoa gosta do que faz o trabalho passa a ser uma atividade prazerosa e aumenta a longevidade do ser humano, pois pessoas bem-sucedidas não trabalham apenas pelo dinheiro.
Hoje muitas empresas são fabricantes de líderes e o Bradesco é um dos exemplos, recrutando jovens, treinando-os durante anos e promovendo os que se destacam. Empresas como 3M, AMBEV, ARCELORMITTAL, CATERPILLAR, DOW, EDP, GERDAU, J&J MEDICAL, NOVARTIS, UNIVELER foram eleitas como as dez melhores na adoção de práticas e resultados de formação de liderança. Nessas empresas, 90% das vagas abertas para presidentes, vice-presidentes e diretores foram preenchidas internamente (Exame de 20/08/14).
A vantagem dessa política é que as pessoas ficam mais motivadas e dão o máximo do seu potencial para terem um desempenho superior, pois as promoções ocorrem com base na meritocracia, além de preservar o fortalecimento da cultura da empresa. Segundo Jim Collins, respeitado consultor americano, “Os executivos formados em casa mantêm os valores e os entendem num nível que normalmente não é compreendido por quem vem de fora”.
Entretanto, só tem sucesso nessas organizações os funcionários que pertencem ao primeiro grupo citado no início desse artigo. Profissionais com essas características são natos? Não necessariamente, pois tais características podem ser desenvolvidas. Tudo é questão de vontade de mudar e entrar em ação. Portanto, para iniciar o próximo ano mudando de atitude e crescer profissionalmente, deixo aqui a sugestão de leitura dos seguintes livros: A Lei do Triunfo (Napoleon Hill), Quem Pensa Enriquece (Napoleon Hill), Sonho Grande (Cristiane Correa) e Talentos Brasileiros (Flávia Pacheco). Nesses quatro livros os leitores encontrarão inspirações em grandes líderes/empreendedores, de modo a enxergar a vida e fazer as coisas de forma diferente.
Desejo um 2015 de muito sucesso a todos os meus leitores e clientes.
Recife, 22/12/14