Dez matadores de empresas

Recife, 31 de março de 2009

Os empreendimentos do nosso país são compostos em sua maioria absoluta pelas micro e pequenas empresas, que também são responsáveis por grande parte dos empregos formais. Por outro lado, é assustador o elevado índice de mortalidade dessas empresas, pois mais da metade não chega ao terceiro ano de vida.

São inúmeros os fatores que contribuem para essa alta taxa de mortalidade, mas vamos comentar sobre apenas dez deles.

1) Falta de um Plano de Negócios: Muitos empreendimentos já começam errados porque perguntas simples, porém importantíssimas, não foram respondidas. Todos os dias abrem-se empresas com total desconhecimento do mercado, necessidades dos clientes, produtos a serem ofertados, quem são e onde estão os fornecedores, melhor localização da empresa, investimentos necessários, diferenciais competitivos, resultados esperados, preço a ser praticado, quem são e como agem os concorrentes, entre outras. E isso ocorre exatamente pela falta de um Plano de Negócios, que é o ponto de partida para o sucesso empresarial.

2) Falta de vocação: Não existe coisa pior do que desempenhar uma atividade contra a vontade. Mas é o que comumente acontece com grande parte das pessoas. Muita gente, influenciada por algum fator, abre uma empresa sem a mínima aptidão para o ramo e depois não se dedica ao negócio, deixando-a na mão de outras pessoas que não estão aptas para levá-las em frente.

3) Falta de colaboradores qualificados: Muitas empresas contratam funcionários de baixa qualificação por serem mais baratos. Isso é um grande erro, pois o barato torna-se caro quando não há o retorno esperado. Funcionários qualificados são eficientes e produtivos, mas não trabalham em empresas que não pagam salários de acordo com sua competência e abaixo do mercado.

4) Falta de comprometimento com seus clientes: É lamentável a grande quantidade de empresas que estão constantemente falhando com seus clientes. São empresas especialistas em prometer e não cumprir promessas. Em muitos casos, apesar dos clientes darem uma segunda chance, ainda não se corrigem, perdendo-os para sempre.

5) Falta de qualidade nos produtos: Tão grave quanto promessas não cumpridas é trabalhar-se com produtos sem qualidade. Entretanto, o que mais se vê no mercado são empresas que querem conquistar clientes com preços baixos, mas entregando produtos de péssima qualidade.

6) Falta de liquidez dos clientes: Vender para clientes que não pagam é um suicídio. Mas muitas empresas de pequeno porte não fazem uma análise criteriosa de crédito por acharem que isso é burocracia de grandes empresas ou, também, para não perderem mercado. Por agirem assim, perdem o seu ativo importante – o capital de giro, levando-a ao fechamento de suas portas.

7) Falta de inovação: O mercado está em constante evolução, mas muitas empresas são lentas e não acompanham as mudanças. Com isso, ficam para trás, sendo suplantadas pelas empresas modernas, ágeis e flexíveis.

8) Falta de controle nos gastos e lucratividade: Muitas empresas têm gastos incompatíveis com o seu desempenho, principalmente por serem mal administradas, não havendo planejamento e racionalidade na execução de seus processos. Por terem custos elevados e sem controle, deixam de ser lucrativas, tornando-as inviáveis.

9) Falta de conhecimento do mercado: O mercado é cruel, não dando chances para quem não o conhece bem. Mas, mesmo assim, muita gente ainda se aventura a explorá-lo sem dominá-lo, não obtendo êxito e favorecendo o concorrente preparado.

10) Falta de vendedores profissionais: A mola mestra de uma empresa nos mais variados segmentos é o departamento comercial, responsável pela geração de receitas e sua evolução no mercado. Mas, infelizmente, nem todos os integrantes desse departamento estão qualificados para desempenhar o seu real papel. Isso ocorre principalmente pela falta de preparo e comprometimento de grande parte dos vendedores. Além disso, um profissional despreparado, por ser ineficiente em vendas, perde a motivação e o entusiasmo, levando mais rapidamente o departamento de vendas e, consequentemente, a empresa para o buraco.

 

.

Deixe um comentário

Mensagem
Nome
E-mail
URL