01/2010 – Por: Antonio Braga
Ano novo, vida nova e as coisas vão mudar. Assim pensa muita gente. Mas, infelizmente, para grande parte das pessoas tudo continua do mesmo jeito. Aliás, para muitas, as coisas até pioram. São as que evoluem na idade, mas negligenciam no lado profissional e entram em processo de regressão, porém armando-se de desculpas para justificar o declínio.
É comum no final de cada ano as pessoas fazerem planos e mais planos para o ano seguinte, os quais nem entram em execução. Isso ocorre porque os planos não são colocados no papel, ficando simplesmente no pensamento. Ou seja, não há definição de objetivos e planejamento para executá-los. E objetivo sem ação é pura ilusão.
Sendo assim, muitas pessoas vivem mergulhadas num mar de ilusão, pois entra ano e sai ano e nada acontece de diferente. Levam a vida ao sabor das ondas, sem destino. E uma coisa é certa: quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, mas não leva ao sucesso.
Alguns fatores são fundamentais para que se mude de vida, evoluindo continuamente, saindo do mundo da ilusão para o mundo da realização, dos quais destacamos quatro:
1) OBJETIVO DEFINIDO: O primeiro passo é definir o que se quer; ter uma visão clara do ponto de partida e do ponto de chegada para ter consciência do que é necessário para se chegar ao destino. Sem essa definição clara a concretização fica inviável, pois irá faltar o principal combustível para prosseguir na caminhada com entusiasmo e vontade de vencer, que é a motivação. E quem não tem objetivo de vida não tem motivo para agir.
2) PLANEJAMENTO: Definido o objetivo, as estratégias devem ser traçadas para atingi-lo. É o momento de colocar no papel tudo o que é necessário antes da execução, antevendo-se os obstáculos que serão encontrados no caminho para que sejam superados. É aqui que muita gente se complica, pois sem planejamento as dificuldades serão bem maiores, ficando-se sem rumo. Os recursos de modo geral ou serão insuficientes ou haverá desperdício, como também haverá perda de tempo, custos desnecessários e, com certeza, os resultados ficarão aquém do desejado.
Por falta de planejamento, normalmente as pessoas buscam atalhos quando se deparam com obstáculos, os quais são os caminhos mais rápidos para o fracasso. Enquanto que o planejamento permite a mudança de estratégias, previamente estudadas antes da execução de qualquer projeto.
3) COMPROMETIMENTO: Para que se alcance um objetivo é de suma importância que haja senso de realização, mesmo diante das grandes dificuldades. Com certeza, muitas pedras estarão no caminho, mas se não houver um forte desejo de concretização os sonhos irão por água abaixo. E somente as pessoas altamente comprometidas fazem o que se propõe, custe o que custar. É uma das principais características dos vencedores.
Sempre digo que tanto na vida pessoal quanto profissional a palavra “comprometimento” faz a diferença. Porém, o que ocorre na prática é que ela está presente na boca da maioria das pessoas, mas quando se parte para a ação, a quantidade de pessoas comprometidas é bem menor.
4) PERSISTÊNCIA: Por maior que seja, toda caminhada só será realizada se for dado o primeiro passo. Mas, a partir desse passo não se pode mudar de foco, sendo fundamental prometer a si próprio que nunca vai desistir. Portanto, deve-se acreditar e ser determinado para perseverar, não se curvando diante das dificuldades. É bom que se tenha sempre em mente que grandes feitos só são conseguidos com esforço, persistência e paciência. E “somente vencem aqueles que acreditam que podem vencer” (Emerson).
Seguindo-se esses quatro passos, seguramente todos os anos as coisas mudarão para melhor. Do contrário, só resta permanecer no mundo das promessas e ilusão.
Recife, 12/01/2010