O novo empresário no mercado competitivo

Recife, 13 de junho de 2009

No mundo dos negócios, globalizado e bastante dinâmico, muita gente vive a reclamar das dificuldades enfrentadas, principalmente no que se refere à ferrenha concorrência em todos os ramos de atividade.

Não há dúvida de que a concorrência é grande e a tendência é ser cada vez maior, sem chances de voltar ao passado, onde quem tinha um bom produto se destacava e garantia boa fatia de mercado. Mas hoje a coisa é diferente, pois a qualidade passou a ser uma exigência dos clientes, mais conscientes e bem-informados, forçando uma mudança de comportamento das empresas. E somente as que se adaptam a essa nova postura têm sucesso.

O fato é que a globalização é uma realidade, com efeitos benéficos e também maléficos, dependendo da atitude de cada pessoa. Um dos benefícios é oferecer grandes oportunidades para os profissionais competentes, condição essencial para vencer num mercado competitivo e sem fronteiras. Por outro lado, penaliza os empresários despreparados, que querem ter sucesso com a mesmice, mas só aumentam a fila dos reclamadores e sofredores das crises.

Esse mercado exige organizações modernas e flexíveis, não dando mais chances para as que são administradas por simples empresários, mas sim por empreendedores. Profissionais com características e atitudes diferenciadas, das quais destacamos algumas.

>> AUTOCONFIANÇA E MOTIVAÇÃO: Os empreendedores progridem porque sentem segurança no que fazem, justamente por confiarem em si mesmos. Iniciam um negócio acreditando que vai dar certo, mesmo conscientes das dificuldades do mercado. Quando se deparam com obstáculos, não perdem a motivação e estimulam todos os seus colaboradores a agirem da mesma maneira.

>> SÃO CORAJOSOS E ASSUMEM RISCOS: Os empreendedores não se intimidam diante do medo, pois são conscientes de que a coragem não significa ausência do medo, mas resistir ao medo e partir para a ação. Geralmente são bem-sucedidos porque calculam os riscos através de um bom planejamento.

>> TRABALHAM DURO: Há um ditado que diz “trabalho é duro para quem é mole”. Para muitos, os empreendedores de sucesso são pessoas de sorte, mas pouca gente sabe que o segredo dessa sorte é consequência de muito trabalho. E trabalhar duro não significa apenas gastar energia física, mas, sobretudo, usar a mente.

>> IDENTIFICAM OPORTUNIDADES: Enquanto o empresário comum sempre foca as ameaças, os empreendedores estão de olho nas oportunidades. E o mercado é dinâmico – uns choram e outros vendem lenços. Tem gente até com crise de identidade, deixando de agir e dando oportunidade aos profissionais sorridentes e proativos.

>> TOMAM DECISÕES RÁPIDAS: Os empreendedores não ficam em cima do muro na tomada de decisões. Sabem que é melhor tomar uma decisão errada, e corrigi-la a tempo, do que não decidir. E sempre assumem a responsabilidade pelos seus erros, coisa pouco comum em liderança.

>> TEM OBJETIVOS E METAS: Para o sucesso de qualquer negócio, é fundamental saber aonde se quer chegar e como chegar lá. Por isso, os empreendedores definem com clareza seus objetivos e estabelecem metas para alcançá-los.

>> DISPOSIÇÃO PARA APRENDER: Os empreendedores reconhecem suas limitações. Portanto, estão sempre buscando informações, aprendendo continuamente e se atualizando, de modo a acompanhar as mudanças do mercado que são rápidas e constantes.

>> FOCO E PERSISTÊNCIA: É comum a mudança de foco em função dos obstáculos, mas para os empreendedores isso não é problema, pois a persistência é sua grande aliada, contribuindo para superar as dificuldades encontradas no seu caminho.

>> INICIATIVA E CRIATIVIDADE: Ao contrário dos reclamadores reativos, os empreendedores estão sempre agindo e com idéias novas, atendendo às mais diversas necessidades dos seus clientes, exigentes em criatividade.

>> SÃO LÍDERES EFICAZES: Os empreendedores são verdadeiros líderes e trabalham em equipe. Dão bons exemplos e influenciam os colaboradores a desempenharem suas atividades com prazer, entusiasmo e motivação, sempre visando o objetivo comum.

 

Recife, 13/06/09

 

 

 

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