Os quatro pilares dos lojistas empreendedores

os quatro pilares

OS QUATRO PILARES DOS LOJISTAS EMPREENDEDORES

19/2014
Por: Antônio Braga

É comum ouvir-se de muitos empresários que o mercado está difícil, a crise está sempre rondando os negócios, o dinheiro do cliente está curto, a equipe de vendas é acomodada, propaganda é gasto supérfluo, e assim por diante. Mas enquanto alguns empresários reclamam, outros estão empregando energia com atitudes positivas que se traduzem em mais vendas.

Onde está a diferença entre esses dois grupos de empresários? No primeiro grupo estão os empresários comuns, enquanto o segundo pertence aos lojistas empreendedores.

O grupo dos empreendedores é formado de pessoas que estão sempre realizando, inovando, fazendo coisas diferentes, capacitando e motivando equipes, não tendo tempo a perder com coisas que não produzem resultados.

O sucesso dos lojistas empreendedores é que eles se apóiam nos pilares que dão sustentação ao processo contínuo de vendas, superando expectativas e fidelizando clientes. São os quatro pilares abaixo:

EQUIPE DE VENDAS: A equipe de vendas/atendimento das empresas dos lojistas empreendedores é composta de pessoas qualificadas e com desempenho diferenciado.  São profissionais que estão sempre atentos aos clientes que chegam à loja, fazendo abordagem profissional, demonstrando entusiasmo e disposição para servir, conquistando logo a simpatia e confiança desses clientes. Conhecem o produto/serviço, identificam necessidades dos clientes, fazem apresentação do produto com segurança e removem as objeções com naturalidade. Em vez de preço, agregam valor ao produto por adotarem excelente padrão de atendimento. Oferecem itens adicionais e são eficientes em fechamento de vendas. Esses profissionais trabalham em equipe e estão sempre colaborando uns com os outros, pois são liderados por pessoas competentes e que visam objetivos de grupo.  

MARKETING: Os lojistas empreendedores investem em propaganda porque são conscientes do retorno. Suas empresas se comunicam com o mercado de forma eficiente através da mídia mais adequada, sites, redes sociais, mala direta etc. Sabem que o importante não é apenas gerar tráfego na loja, mas principalmente converter clientes em vendas, preparando a equipe para isso. As promoções de vendas são feitas com planejamento, criatividade e em épocas certas. Sempre inovam em produtos, serviços e processos. Por terem clientes satisfeitos, não perdem a oportunidade de pedir a eles indicações de novos clientes, bem como testemunhais sobre o atendimento e serviços prestados pela empresa.

FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES: Uma atividade de fundamental importância para os lojistas empreendedores é o serviço de pós-venda. Além de monitorar constantemente o nível de satisfação dos clientes, fazem questão de manter contatos com eles nas datas especiais, principalmente aniversários, bastante esquecidos por muitas empresas, entre outras ações. Com isso, constroem um excelente nível de relacionamento com os clientes. Para a viabilização desse trabalho, a empresa mantém um banco de dados devidamente atualizado, com clientes ativos e satisfeitos. Com relação a reclamações, os lojistas empreendedores fazem questão de se anteciparem para minimizar pequenas insatisfações, além de manterem canais de comunicação entre clientes e empresa o mais desobstruído possível, de modo a solucionar problemas com o máximo de rapidez.

ASPECTOS GERAIS DA LOJA: Os lojistas empreendedores não deixam suas empresas entrarem em decadência, primando, portanto, pela conservação das paredes, tetos, pisos, fachada, móveis etc. As lojas estão sempre limpas, organizadas, bem iluminadas e com vitrines atrativas, despertando a atenção dos clientes e fazendo com que eles fiquem estimulados a entrar. Ao entrarem, os clientes sentem vontade de permanecer por mais tempo no seu interior em virtude da atmosfera de compra que foi propiciada (climatização, música ambiente, aroma, disposição dos produtos, atendimento, decoração, cores etc.). Esse ambiente propício mais o bom trabalho de merchandising têm como consequência boas vendas, afugentando a tão falada crise pelos lojistas comuns.

Recife, 12/12/14

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