POR QUE MUITA GENTE TRABALHA NO QUE NÃO GOSTA?
07/2015
Por: Antônio Braga
Em palestras, quando se aborda o tema motivação, ouve-se com frequência que nem todos os profissionais que estão no mercado se sentem felizes nas suas atividades, tendo como consequência a falta de entusiasmo e a desmotivação. Quando se questiona: Por que, então, a maioria das pessoas faz o que não gosta? A resposta mais comum é que trabalham por necessidade.
Não resta dúvida de que todo mundo precisa trabalhar para poder suprir suas necessidades e ter a sua independência financeira. Mas não é obrigado a pessoa ficar a vida toda fazendo o que não gosta, já que ao longo da vida profissionalsurgem oportunidades de mudanças. Entretanto, para mudar, é necessário sair da zona de conforto em busca de ganhar a vida fazendo o que realmente gosta, tenha aptidão ou talento.
Vejamos a seguir oito dicas do consultor, palestrante e escritor Brian Tracy, considerado uma das maiores autoridades norte-americanasem desenvolvimento do potencial de pessoas, para identificar e determinar talentos especiais, de modo a se ganhar a vida executando atividades para as quais se é adequado e de forma prazerosa:
1) Você sempre será o melhor e se sentirá mais feliz em alguma coisa que goste de fazer. Se fosse possível, você o faria até de graça.
2) É algo que você faz bem. Você parece dotado de uma aptidão natural nesta área.
3) Este talento tem sido responsável pela maior parte de seu sucesso e de sua felicidade até agora. Desde os primeiros anos de vida, é algo que sempre gostou de fazer e que lhe proporcionou mais elogios e recompensas.
4) Trata-se de algo fácil de aprender e de fazer. Na realidade, foi tão fácil de aprender que você até se esquece de quando e como o fez.
5) É algo que prende sua atenção. Alguma coisa que o absorve e fascina.
6) Você gosta de aprender e de se aperfeiçoar nesta atividade por toda a sua vida. É profundo o seu desejo de se realmente destacar nessa área.
7) Quando está exercendo esta atividade, o tempo para. Muitas vezes você é capaz de trabalhar em sua área de talento especial por longos períodos sem comer nem dormir, hora após hora, por se sentir tão envolvido.
8) Você realmente admira e respeita outras pessoas que são boas naquilo em que é mais adequado. Seu desejo é de conviver com elas, ser como elas e imitá-las sempre que possível.
A questão é: Será que é tão fácil ganhar a vida fazendo o que gosta? Na verdade, não é. Mas como todo mundo tem algum talento ou aptidão, seja inato ou adquirido, é fundamental a força de vontade e determinação para realizar atividades prazerosas, com entusiasmo, motivação e sempre de bem com a vida.
Por outro lado, de nada vai adiantar talento ou aptidão, se não tivermos a consciência de que para desenvolver todo o nosso potencial na atividade de que gostamos, objetivando o nosso crescimento, temos que superar todos os obstáculos que surgirão no decorrer da nossa caminhada. Isso não é coisa que acontece do dia para a noite. Requer tempo, persistência, paciência, competência e trabalho duro. Curvar-se diante das dificuldades, significa passar os melhores anos da vida fazendo o que não gosta e, ainda, colocando culpa nas adversidades do dia a dia, inevitáveis para o sucesso profissional.
Recife, 22/04/2015