Qual é o Cliente Mais Difícil de Negociar?


14/2010

Por: Antonio Braga

No decorrer da vida nos relacionamos e negociamos com vários tipos de clientes. Fazem parte desses relacionamentos as pessoas com quem convivemos na sociedade de modo geral. São os clientes externos e internos, nossos familiares, amigos e profissionais diversos, bem como o cliente que carregamos eternamente conosco, que também tem necessidades, desejos e expectativas a serem satisfeitas.

Com esses clientes, negociamos produtos e serviços, reconhecimento, ascensão profissional, prestígio, poder, amizade, carinho, amor, simpatia, credibilidade, respeito etc. Dentre eles, talvez o mais difícil de negociar seja com o cliente eterno. Mas quem é esse cliente e por que é difícil negociar com ele?

Esse cliente difícil é aquele que está no interior de cada pessoa e vive em eterna negociação consigo em busca do sucesso profissional e pessoal. Entretanto, como nem sempre alcança seus objetivos, as negociações com os demais tipos de clientes ficam comprometidas, tendo como resultados mais perdas do que ganhos. Isso ocorre porque muitas pessoas inundam suas mentes com pensamentos negativos e focalizam apenas as dificuldades.

O resultado realmente não poderia ser diferente, haja vista que faltará motivação pessoal para satisfazer as necessidades dos outros clientes quando a própria satisfação fica a desejar.

Vejamos a seguir algumas dicas para fortalecer o cliente “eu”, deixando-o satisfeito e motivado para negociar bem com os demais clientes:

1) Seja autoconfiante, acreditando firmemente em si próprio e na capacidade de realizar ao que se propõe, estando consciente de que obstáculos surgirão, mas serão superados em face da sua fortaleza.

2) Mantenha sempre atitudes positivas e proativas, erradicando os pensamentos negativos, os quais tendem a se alastrar quando a mente está concentrada neles.

3) Não desperdice energia e tempo falando de problemas, pessoas e empresa, pois ninguém gosta de estar ao lado de gente que vive eternamente reclamando e colocando seus problemas acima de qualquer coisa, fazendo sempre o papel de vítima.

4) Aproveite o máximo do presente, tendo sempre em mente que o “ontem” é passado, não volta mais, e o “amanhã” ainda está por vir. Aproveitando-se o máximo do “hoje”, investindo em si, fazendo mais e melhor pessoal e profissionalmente, o futuro de sucesso está sendo pavimentado.

5) Seja persistente, não desistindo com facilidade diante dos obstáculos que estarão no seu caminho. Não existe sucesso sem dificuldade e as coisas não acontecem por ocaso. Portanto, só atinge objetivos quem evita trilhar por atalhos.

6) Fique distante de pessoas negativas, as quais são sugadoras de energia e tentam arrastar os outros para baixo também. De acordo com a Lei da Atração Harmoniosa, sucesso atrai sucesso e fracasso atrai fracasso. Portanto, esteja sempre ao lado de pessoas positivas e de sucesso.

7) Seja disciplinado, obedecendo normas, respeitando horários, cumprindo prazos e compromissos assumidos etc. Não seja o tipo de pessoa “mais ou menos”, que ainda acha que só tem pontos fortes.

8) Evite a individualidade, colocando-se sempre à disposição para servir e colaborar com as outras pessoas, que o retorno ocorre naturalmente. É bom lembrar que a ascensão profissional é consequência de um bom trabalho em equipe.

 

Recife, 13/09/2010

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