Por: Antônio Braga
Muito pelo contrário, não sou contra a busca constante de novos clientes, de um bom trabalho de prospecção, mas, antes disso, é preciso que o vendedor faça muito bem o dever de casa. Primeiro, tenha competência para manter os clientes antigos, resolvendo os seus problemas e dando-lhes toda a assistência necessária. Segundo, ser um excelente gestor da sua carteira de clientes para saber se está tirando o máximo proveito dela. Esse trabalho não pode ser mais ou menos.
Vejamos 10 dicas para administrar com competência a carteira de clientes, manter os antigos e buscar novos clientes:
1) Fazer um bom planejamento de trabalho (mensal, semanal, diário) para administrar bem o tempo e executar todas as atividades do processo da venda com eficiência.
2) Manter um banco de dados devidamente atualizado, contendo todas as informações importantes sobre os clientes. É fundamental a disciplina e organização.
3) Segmentar a carteira de clientes (volume de compras, p. exemplo), de modo a definir o tipo/frequência dos contatos, assistindo-os com eficiência – visitas, telefonemas, e-mails etc.
4) Analisar sistematicamente a efetividade dos clientes cadastrados – volume de compra, quantidade de itens, lucratividade, liquidez, ciclo de compra etc.
5) Entender que a individualidade, problemas e necessidades dos clientes são diferentes, tendo a flexibilidade para personalizar o atendimento.
6) Manter contato imediato com os clientes que estão reduzindo o volume de compras ou espaçando a frequência dos pedidos.
7) Desenvolver um trabalho eficiente de pós-venda, avaliando o grau de satisfação dos clientes, antecipando e solucionado as reclamações, construindo relacionamentos sólidos.
8) Dedicar parte do trabalho (diário, semanal) com prospecção, solicitando indicações de prospects a clientes satisfeitos.
9) Ao conquistar um novo cliente, não negligenciar na assistência aos clientes antigos, prática bastante comum no mundo das vendas.
10) Estar sempre atento aos telefonemas, e-mails, recados etc. dos clientes e prospects, retornando-os com rapidez, demonstrando eficiência e interesse.