Por: Antônio Braga
O mercado moderno está cada vez mais competitivo e seletivo, dando oportunidade aos profissionais que são realmente diferenciados, deixando de fora da competição os vendedores comuns. E a única maneira de se diferenciar é através da qualificação, conscientizando-se de que venda requer muito estudo.
A profissão de vendas ainda é uma das melhores que existe, pois o vendedor tem a oportunidade de fazer o seu próprio salário. Mas, por outro lado, é fundamental que esse profissional tenha todos os dias desafios para superá-los. E o primeiro desafio é definir aonde quer chegar e como fazer para chegar lá. Sendo assim, o vendedor que almeja o sucesso deve ter metas e objetivos bem definidos.
Não acredito em vendedores que deixam em segundo plano o aprendizado contínuo; que não solucionam os problemas dos seus clientes com competência e eficiência; que não constroem relacionamentos sólidos com os clientes. Vendedores que não conhecem o mercado e a concorrência; que não fazem prospecção e pós-venda. Profissionais que não administram o seu tempo e nem segmentam a sua base de clientes, de modo a assisti-los com eficiência. Mas, infelizmente, a quantidade de vendedores profissionais ainda deixa a desejar.
Os profissionais de vendas de sucesso são exatamente os que se desafiam constantemente, fazendo parte da elite dos vendedores e servem de exemplo para todos que pretendem crescer nessa profissão.
O livro Desafios de Vendas, de Raúl Candeloro e Marlus Jungton, lançado recentemente no mercado, caiu como uma verdadeira luva para todos os profissionais que atuam no mundo das vendas, novatos ou experientes, pelas excelentes abordagens de 30 maiores desafios de vendas e 90 ferramentas para serem superadas pelos vendedores. Trata-se de um livro moderno, provocativo e instigante, capaz de levar os profissionais de vendas a um processo de reflexão e mudança. Escrito em linguagem simples, objetiva e com dicas fundamentais para o sucesso em vendas.
Achei bem interessante e prática a proposta dos desafios e ferramentas. Cada desafio é seguido de ferramentas bastante assimiláveis e fáceis de executá-las. Vale a pena conferir (www.desafiosdevendas.com.br).
Fiquei realmente encantado com o livro, pois é uma verdadeira bíblia de vendas, resultado de muitos anos de estudo, pesquisa, conhecimento e experiência dos autores, contando também com a colaboração de vários especialistas no assunto. Como sou estudioso e apaixonado por vendas, esse rico material já passou a fazer parte das minhas pesquisas diárias para os meus trabalhos de consultorias e treinamentos de vendas.
Recife, 10 de julho de 2012