VENDEDOR POR NECESSIDADE OU VOCAÇÃO?
10/2013
Por: Antônio Braga
Muitos vendedores não evoluem porque estão na profissão apenas por necessidade de ganhar dinheiro para a sobrevivência. Observa-se isso facilmente no grande contingente de profissionais de vendas em atividade no mercado, onde a parcela dos que se destacam é pequena. Essa menor quantidade é composta de vendedores que são realmente especialistas porque se dedicam de corpo e alma à profissão, fazendo o que mais gostam – vender.
Os vendedores comuns também querem vender, pois precisam de dinheiro e do emprego. Mas há uma grande diferença entre a venda executada pelos vendedores comuns e os profissionais de vendas de verdade. Enquanto os profissionais do primeiro grupo querem apenas vender produtos, os especialistas são focados em soluções, executando vendas consultivas, superando as expectativas dos clientes.
Será que os especialistas são diferenciados apenas por causa da vocação? Com certeza, muitos desses vendedores entraram no mercado também por necessidade, mas como o ser humano tem grande capacidade de adaptação, mudaram no decorrer do tempo com o desempenho da profissão.
Os verdadeiros profissionais de vendas, ao contrário dos vendedores comuns, dão um significado diferente à palavra VENDEDOR. Enquanto os comuns pensam que a sua função é apenas vender, os especialistas transformam a palavra VENDEDOR em características que os levam ao sucesso em vendas:
VISÃO – Os profissionais de vendas de sucesso têm metas de curto, médio e longo prazo. Vivem o presente, mas de olho no futuro. Trabalham apenas para empresas de visão, as quais não mantêm nos seus quadros vendedores medíocres, que enxergam apenas o curto prazo.
EMPREENDEDOR – Nem todo empresário é empreendedor, bem como nem todo empreendedor é empresário. Empreender (Dicionário Aurélio) significa: “1. Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar. 2. Por em execução”. No mundo moderno, o vendedor que não tiver ou não desenvolver o perfil empreendedor não terá sucesso.
NECESSIDADE – Os vendedores empreendedores têm necessidade de realização e não apenas de sobrevivência. Acreditam na sua ideia e capacidade de execução, colocando-a em prática com coragem e ousadia. Estão sempre buscando a profissionalização e a qualidade do seu trabalho.
DESAFIO – O mercado moderno é bastante competitivo, sendo um desafio constante e diário para o vendedor. Os vendedores especialistas são conscientes disso e não se curvam diante das dificuldades. Pelo contrário, estão sempre buscando novos desafios. Para isso, preparam-se e desenvolvem uma das grandes características para enfrentar e vencer desafios – a resiliência.
ESTUDO – O sucesso em venda exige muito conhecimento. Acabou-se o tempo em que vender era apenas prática. Os vendedores de hoje têm de entender de produtos, mercado, clientes, concorrência, marketing, comunicação, negociação, PNL, psicologia etc. Parar de aprender significa ficar mumificado.
DEDICAÇÃO – Não existe sucesso profissional sem dedicação total. Em vendas, não é diferente. O vendedor especialista é diferenciado porque se entrega com total abnegação ao exercício da profissão. Está sempre disponível para os clientes e para a empresa.
OPORTUNISMO – Não no sentido de utilizar práticas inadequadas, tirando proveito e prejudicando outras pessoas, mas enxergando oportunidades no mercado, onde muitos vendedores apenas veem dificuldades. Enquanto os vendedores comuns estão reclamando de problemas para vender, os especialistas estão visitando clientes e gerando mais vendas.
RELACIONAMENTO – De nada vai adiantar muita competência técnica se a competência comportamental for baixa. Em vendas, é fundamental a capacidade de relacionamento interpessoal e nisso os vendedores profissionais são especialistas. Gostar e saber lidar com gente faz a grande diferença para a conquista e manutenção de clientes.