Você quer ser gerente?

Recife, 30 de SETEMBRO de 2008

Quando se aborda o tema liderança nas empresas, dentre os vários comentários dos funcionários sobre promoção, destacam-se os de dois grupos bem característicos e distintos – dos injustiçados e dos que não almejam crescer. 

No primeiro grupo estão os profissionais que são sempre injustiçados por não serem reconhecidos. Trabalham muito, são esforçados, mas a promoção nunca ocorre. Enquanto isso, outros colegas menos trabalhadores chegam à gerência com facilidade.

Já no outro grupo, encontram-se os profissionais que não desejam ser gerentes, justamente por ser uma função que exige bastante, talvez não compensando o esforço. Preferem qualidade de vida, sem muito estresse. Será que isso é verdade ou são desculpas para justificar a falta de competência e atitude?

Na verdade, nem sempre os funcionários mais trabalhadores sobem os degraus da hierarquia da empresa. Muitos ficam estagnados porque se concentram somente nas habilidades técnicas, relegando os relacionamentos interpessoais, que diferenciam as pessoas para o exercício da liderança.

O profissional inteligente e de visão é aquele consciente de que para crescer em uma empresa, além das habilidades técnicas, é fundamental dominar as habilidades humanas e as conceituais. Por isso, tem a curiosidade de aprender tudo dentro da organização, procurando entender o seu complexo funcionamento e interligação de processos, que são atividades dos administradores de sucesso.

 Gerenciar, portanto, não significa trabalhar feito burro de carga, como muitos profissionais imaginam. Assim como fazer muito esforço físico e suar a camisa demais não funciona nem no atletismo, nas empresas também ocorre o mesmo. O que se quer são pessoas que saibam usar, em primeiro lugar, a mente.

Para ser um gerente eficaz, é necessário o exercício das quatro funções básicas da administração.

>>> PLANEJAR: Colocar antecipadamente no papel as atividades a serem executadas na empresa, para posteriormente entrar em ação com segurança e probabilidade de êxito. Portanto, é fundamental a definição dos objetivos e metas e o que é necessário para atingi-los. Antes da execução, deve-se ter respostas para perguntas do tipo: O que fazer? Quando fazer? Como fazer? Quem vai fazer? Quais recursos são necessários?

>>> ORGANIZAR: Definidos os objetivos, é hora de distribuir as atividades e demais recursos entre as pessoas, de acordo com suas capacidades, fornecendo ferramentas eficazes para a execução das tarefas com sucesso. Deve-se promover sempre a integração entre as pessoas e atividades para que os objetivos sejam atingidos.

>>> DIRIGIR: É uma das atividades mais importantes de um gerente, pois é onde ele vai exercer o real papel de líder e administrador. Tem de usar a habilidade para conseguir a execução de serviços através de pessoas motivadas, dispostas a darem o máximo de si para desempenharem suas atividades com excelentes resultados.

De nada adiantará recursos financeiros, materiais e tecnológicos se as pessoas não estiverem motivadas para executarem seus trabalhos de boa vontade, apesar de serem conscientes de suas obrigações. Sem dúvida, os resultados não podem ser os desejados.

Para o êxito da direção, o administrador deve entender de gente, saber se comunicar, ser compreensivo e flexível, saber lidar com conflitos, gostar de trabalho de equipe e não ser concentrador, delegando tarefas com seus colaboradores. Inclusive, ao delegar tarefas, maximiza o seu tempo, desenvolve novos líderes e mantém funcionários competentes e satisfeitos na empresa.

>>> CONTROLAR: Fazer o acompanhamento das atividades executadas, a fim de que os resultados estejam dentro do previsto. O gerente deve dedicar muita atenção ao controle, pois nem sempre os resultados caminham na mesma direção do planejado. Pode, inclusive, acontecer mudanças no decorrer da execução das tarefas. Caso isso venha a ocorrer, as ações devem ser rápidas no sentido de fazer as devidas correções em tempo hábil, chegando-se ao desejado.

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